Restauração - Primeira Etapa Concluída

A primeira etapa da restauração da Igreja São Francisco foi concluída.

Foram executados os seguintes serviços:

Instalação do canteiro de obras - A primeira coisa a ser feita foi a instalação e adequação do canteiro de obras. Foram colocados tapumes complementares, foi feita a sinalização adequada no canteiro, colocação de placas de obra, limpeza e pintura das placas já existentes, limpeza e organização do canteiro em geral.

Veja a galeria de fotos completa!

Argamassas internas - Estão sendo restauradas as alvenarias internas. Iniciou-se com a proteção dos pisos e higienização das superfícies, estão sendo removidas áreas de reboco diferenciado ou contaminado. Serão feitos os tratamentos das trincas existentes, recomposição parcial do emboço desplacado, a consolidação do emboço com aplicação de água de cal em tempos alternados, recomposição das superfícies de reboco, remoção da tinta a base de PVA, abertura de janelas prospectivas, consolidação da pintura artística e pintura a base de cal.

Forro - serão feitas a restauração do forro em madeira com substituição das peças comprometidas, imunização das peças de madeira, pintura final de acabamento conforme projeto e indicação do relatório de prospecção.

Esquadrias internas - Está sendo executada a restauração das portas e janelas incluindo catalogação remoção, enxertos e calafetação, lixamento e nivelamento com posterior pintura de acabamento e reinstalação.Logo após será feita a reinstalação, com a restauração e reposição das ferragens das portas, substituição dos vidros lisos, restauração da balaustrada das tribunas e coro.

Pisos- Serão feitas prospecções nos pisos para verificação de pisos anteriores e estudo dos níveis, com acompanhamento arqueológico. Será executada a restauração do assoalho em madeira na Nave, Capela, Salão das tribunas torre direita no nível do coro. O assoalho passará por uma descupinização e recuperação da estrutura. Ocorrer-rá, também, a substituição dos pisos cerâmicos conforme o projeto, a demolição das lajes nos pisos das torres e a adequação dos pisos nas áreas das demolições para posterior assentamento de pisos em assoalho assentes em barrotes de madeira.

Instalações prediais - Será realizada a instalação de dutos e caixas de passagens. Serão realizadas instalações elétricas, de sonorização, alarme e CFTV. Será executado o projeto preventivo de incêndio, e novas instalações hidráulicas.

Instalações especiais - Será instalado um elevador que da acesso do salão ao coro, estruturas para implantação da acessibilidade e paredes de dry wall.

Adequação da entrada principal da igreja - Recuperação do forro, com higienização e posterior restauração com pintura final de acabamento conforme prospecções, adequação do piso conforme projeto, limpeza e proteção da grelha metálica existente.

Avaliações, pesquisa e elaboração de projeto - reconstituição do traço das argamassas existentes, novas prospecções estratigráficas, análise e identificação das camadas de tinta, resgate documental, elaboração do inventário de bens móveis e integrados.

Ivana Righetto Moser

Engenheira Responsável